Prêmio Caio Sustentabilidade 2011

Eco Portal

No dia 26 de março, pessoas ao redor do mundo se reuniram em pensamento e ações em prol da Hora do Planeta, evento criado em 2007 para conscientizar a população mundial sobre os danos causados ao meio ambiente. O Hotel Portal de Gravatá aproveita a data para apresentar, ao público externo, o projeto Ecoportal, uma série de medidas em prol do meio ambiente que vêm sendo implantadas no Hotel desde 2010 e que visam reduzir 20% do consumo de água e gerar 20% de economia de luz no próprio hotel.

Na ocasião, hóspedes, convidados e jornalistas poderão conhecer as primeiras medidas implementadas no equipamento, que abordam fatores críticos como água, energia, efluentes e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural, arquitetura e paisagismo e educação e sensibilização ambiental. Entre as medidas, o Hotel já adotou o aquecimento solar para os banheiros dos 88 apartamentos do equipamento. O lixo orgânico como cascas de frutas e verduras vêm sendo reaproveitado para o consumo dos animais da fazenda e ainda para compostagem e posterior adubagem das plantas, jardins e horta orgânica, evitando o uso de adubos químicos. O lixo reciclável como vidros, latas e garrafas PET , é separado e comercializado com fundos revertidos para os funcionários.

Segundo Waldyr Cavalcanti Júnior, diretor do Portal, a medida é inédita na região. “Nossas ações são notadas pelos hóspedes por meio de cartazes e banners, nos quais enfatizamos o respeito ao meio ambiente. As brincadeiras da recreação utilizam material reciclado e o tour Ecoportal inclui apresentação das ações na escolinha na Vila do Portal e visitação à Horta Orgânica, Minhocário e Compostagem”,explica. No local, os visitantes também desfrutam do passeio pela ‘Matinha do Portal’, um pedaço de Caatinga preservado e sinalizado com banners e placas com os nomes das árvores e explicações sobre a fauna, a flora e sobre o bioma da caatinga. Segundo Waldyr Cavalcanti, outras ações ainda estão previstas no Ecoportal como a ampliação do sistema de captação, armazenamento e uso da água da chuva, que pode chegar a dez milhões de litros de água por ano, o que equivale ao consumo de três meses do Hotel. Entre as medidas futuras, a reutilização de 70% de água da própria lavanderia, além da reciclagem da água de chuveiros e lavatórios para reutilização nas descargas.

Água

  1. 1 – Implantação de sistema de reaproveitamento da água do chuveiro e lavatório.
  2. 2 – Substituição, nos banheiros comuns, de torneiras normais pelas com temporizador e torneiras com pedal na cozinha e lavanderia.
  3. 3 -Implantação do projeto de comunicação com os hóspedes para racionar uso de roupas de cama e banho.
  4. 4 – Mobilização da equipe “pinga-pinga” (camareiras, vigilantes) para fiscalização de vazamentos.
  5. 5 – Implantação de um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Preservação do Meio Ambiente Natural Arquitetura e Paisagismo

  1. 1 – Uso de vegetação da própria caatinga em maior escala.
  2. 2 – Criação do projeto de ecossistema da caatinga (Matinha), replantio de árvores, identificação das plantas com nome popular e científico.
  3. 3 – Implantação do sistema de sinalização.

Energia

  1. 1 – Ampliação do uso do split e aquecimento solar em 100% dos apartamentos do Hotel.
  2. 2 – Revisão do sistema de iluminação, permitindo uma melhor divisão dos disjuntores.
  3. 3 – Utilização de temporizadores e lâmpadas econômicas nas áreas comuns.
  4. 4 – Criação de uma campanha interna para divulgar o uso racional da energia.
  5. 5 – Ampliação do uso de energia solar na cozinha e nos vestiários.

Educação e Sensibilização Ambiental

  1. 1 – Implantação da Sementeira e da Compostagem.
  2. 2 – Criação do Minhocário para produção de húmus.
  3. 3 – Criar programa de educação ambiental para clientes e funcionários.
  4. 4 – Divulgar a educação ambiental nas atividades de recreação.
  5. 5 – Ampliação da Horta Orgânica.

Efluentes e Emissões

  1. 1 – Ampliar uso de produtos orgânicos.
  2. 2 – Reduzir o uso de pesticidas.
  3. 3 – Utilização de produtos biodegradavéis na Lavanderia.
  4. 4 – Conscientizar os funcionários para utilizar as EPIs.

Resíduos Sólidos

  1. 1 – Reduzir e reutilizar desperdícios de alimentos (ampliar consumo para animais).
  2. 2 – Estender a coleta seletiva aos Apart-hotéis e estruturar área de coleta seletiva do lixo no Hotel, com resultado das vendas revertidas para os próprios funcionários.
  3. 3 – Concluir o Espaço Reciclar.
  4. 4 – Criar controle para reaproveitamento de embalagens.
  5. 5 – Implantar, na recepção, coleta seletiva de pilhas e baterias.

 

Preservação do Meio Ambiente é o alvo do Projeto Ecoportal

O projeto Ecoportal engloba uma série de medidas em prol do meio ambiente, que vêm sendo implantadas no Hotel desde o ano passado e que visam reduzir 20% do consumo de água e gerar 20% de economia de luz no próprio hotel. As primeiras medidas abordam fatores críticos como água, energia, efluentes e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural, arquitetura e paisagismo e educação e sensibilização ambiental.

Dentre as medidas adotadas pelo Hotel, está o aquecimento solar para os banheiros dos 88 apartamentos. Além disso, o lixo orgânico, como cascas de frutas e verduras, vem sendo reaproveitado para o consumo dos animais da fazenda e, ainda, para compostagem e posterior adubagem das plantas, jardins e horta orgânica, evitando o uso de adubos químicos. O lixo reciclável, como vidros, latas e garrafas PET, é separado e comercializado com fundos revertidos para os funcionários.

Há, ainda, o tour Ecoportal, que inclui apresentação das ações na escolinha na Vila do Portal e visitação à Horta Orgânica, Minhocário e Compostagem. No local, os visitantes também desfrutam o passeio pela ‘Matinha do Portal’, um pedaço de Caatinga preservado e sinalizado com banners e placas com os nomes das árvores e explicações sobre a fauna, a flora e sobre o Bioma da Caatinga.

Outras ações ainda estão previstas no Ecoportal, como a ampliação do sistema de captação, armazenamento e uso da água da chuva, que pode chegar a dez milhões de litros de água por ano, o que equivale ao consumo de três meses do Hotel. Entre as medidas futuras, a reutilização de 70% de água da própria lavanderia, além da reciclagem da água de chuveiros e lavatórios para reutilização nas descargas.

Hora do Planeta

Além do Projeto Ecoportal, o Hotel abraça a Hora do Planeta, evento criado em 2007, que visa conscientizar a população sobre a problemática dos danos causados ao Meio Ambiente.  Para aderir ao projeto, governos, empresas e população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.  Mais de 1 bilhão de pessoas de 4.616 cidades de 128 países se unem pela causa. Simbolicamente, as luzes da área externa do Hotel serão apagadas das 20:30 às 21:30 do sábado, 26, data em que será celebrada mundialmente a Hora do Planeta.

Sugestões de entrevista

Roberto Cavalcanti – Diretor de Marketing

Eduardo Cavalcanti – Diretor Comercial

Waldyr Cavalcanti Júnior – Gestor do Projeto Ecoportal